Categorias
Uncategorized

O acontece com as crianças de hoje?

Eu já ouvi dizerem muitas coisas em relação a essa pergunta: – “o que acontece com as criança de hoje? Elas já nascem com micro-chip?”.

Sabe qual a minha resposta? Não aconteceu nada!

Realmente, as crianças de hoje são bem diferentes das crianças dos anos 80,90,00. E, essa impressão que temos sobre as crianças nascerem com um micro chip, é porque elas nascem nos tempos de HOJE.

Pare e faça uma reflexão do que era importante para sua infância nos tempos de em que você era criança? Qual era o seu passa-tempo favorito?

Grande parte das crianças hoje em dia, já nascem em mais contato com aplicativos e interação eletrônica do que a 10 anos atrás. É natural que ela tenha uma habilidade muito maior para lidar com esse tipo de equipamento do pessoas que ainda estão entendendo que isso já é parte da nossa vida.

As crianças de hoje, já nascem com Tablets, Smarfone, SmartTV’s, YouTube, Facebook, Google aplicativos de jogos e entre outras tecnologias de uso natural no nosso dia a dia.

Estranho para ela, é ler uma revista que não pode dar “zoom na foto”, uma televisão de tubo que ocupa um espação na cômoda da sala, ler notícias no jornal, fazer uma pesquisa em um livro ou até mesmo escrever.

Uma vez, um professor me contou um questionamento de uma criança em sala de aula. “ – Professor! Pra quê vou aprender a escrever, se eu sei digitar?”

Claro que eu sou a favor de uma criança aprender a escrever, e que esse professor mostrou para ela a importância desse aprendizado, mas a reflexão que eu quero apresentar aqui é. Sim, hoje é NATURAL para uma criança fazer uso de toda essa tecnologia, afinal quando ela nasceu tudo isso já existia. A estranheza causada em um adulto, é porque ele teve que se adaptar ao uso de una nova invenção, uma nova tecnologia e porque não, uma nova era. E, a criança já nasceu com tudo isso a sua disposição.

Nos como adultos temos que entender, que nossa visão do hoje é reflexo do nosso ONTEM. E para uma criança, a visão do hoje é reflexo do AGORA!

Temos que nos manter atualizados, engajado e congruentes com a época da vida que vivemos. Para podermos nos comunicar com as crianças e jovens que estão vivendo nessa mesma época.

O uso da tecnologia hoje em dia é natural para o dia-dia de uma criança, mas assim como qualquer coisas em grandes doses, geram reflexos na mesma proporção.

As grandes perguntas que temos que fazer, são em relação a quanto tempo ela passa em contato com essa tecnologia e quanto tempo ela passa em contato com seres humanos?

Se ela prefere se relacionar, com a visão conectada à um aplicativo ou conectada a pessoas que estão ao seu redor?

Quem ela ouve mais instrui-la, um video no YouTube ou historias que você viveu?

Atualize-se e viva o agora! Usufrua do tempo para conhecer como essa criança percebe o mundo que ela está vivendo e como você vem se aproxima dela a partir dessa vivência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *